Enchentes atingem o arroz e o feijão e pode faltar para o consumidor brasileiro

Sharing is caring!

O Rio Grande do Sul é produtor de 70% do arroz produzido no Brasil.  Agora, com as enchentes e as eventuais perdas de quem não colheu, segundo o Ministro da Agricultura do Brasil, Carlos Fávaro, esse índice é ainda muito alto, tudo são indicativos de que o preço do arroz pode disparar para os consumidores brasileiros e até faltar produto, o que seria a consequência mais imediata.

Sem grandes debates, a cadeia produtiva do arroz é a primeira a ser atingida e são inúmeros os reflexos da falta do produto. Certamente teremos que importar arroz para regular o comércio interno. O primeiro exportador mundial é a Índia com 19,5 milhões de toneladas, seguido da Tailândia, 8,5 milhões de toneladas. Existe um claro indicativo de que teremos que importar arroz e ainda não está claro de onde, embora os EEUU seja o quinto produtor mundial de arroz, com 2.2 milhões de toneladas.

É evidente que o debate recém iniciou e outros setores da agricultura também serão atingidos, embora o debate seja muito prematuro para uma leitura mais complexa, embora já se saiba que também faltará feijão devido aos mesmos problemas.

Comentar no Facebook