O que se sabe sobre vacina nasal russa contra COVID-19? Diretor do Centro Gamaleya explica

Sharing is caring!

Em outubro foi aprovada na Rússia uma vacina nasal para a segunda fase de ensaios clínicos que já foi experimentada por Vladimir Putin, presidente do país, e que poderá entrar nos mercados internacionais em 2022.
Quem receber dose de reforço da vacina nasal contra a COVID-19 não pode transmitir o vírus, disse Aleksandr Gintsburg, diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, citado no sábado (27) pela emissora Rossiya-1.
Segundo Gintsburg, durante a administração da vacina nasal se formam os chamados anticorpos secretores na mucosa. Esses anticorpos serão segregados de forma semelhante às secreções nasais habituais e neutralizarão o vírus.
A decisão de tomar a vacina nasal indica o civismo de uma pessoa que não quer infectar os outros, sublinhou o acadêmico, acrescentando que a vacina nasal cria uma segunda barreira que o SARS-CoV-2 tem de atravessar para se estabelecer no organismo.

Laboratório do Instituto Finlay de Vacinas em Cuba, onde está sendo desenvolvida a Soberana 02 - Sputnik Brasil, 1920, 28.04.2021

Argentina e Cuba discutem financiamento de vacina e medicamento nasal contra COVID-19
FONTE – SPUTINICK NEWS
Comentar no Facebook