Eu já escrevi que a festa dos cincoenta anos do frigorífico RM Sagrillo foi a maior que eu já participei, a mais descontraída, alegre, divertida e com enorme peso na representatividade dos presentes, Toda a imprensa local e regional, categoria médica, advogados, contadores e segmentos profissionais superiores e de nível médio. Ademais, presentes o executivo municipal na pessoa do prefeito, do vice-prefeito Marcelo Gorski, diretor da URI, Professor Júlio César Soares, vereadores de todos os partidos, senador Heinze, defensoria pública, secretariado, prefeitos da região, toda a alta direção do frigorífico e servidores, ex-prefeito Cássio Peixoto e Médico Paulo Peixoto, em suma, foi uma respeitável festa e um mega show e uma baita churrasco.
Contudo, eu sou sempre ligado nos bastidores e nos discursos, aí capto o que os demais não dizem.
Ruderson Mesquita chamou a atenção em seu discurso por dois pontos relevantes e foi cortado por aplausos. Primeiro, garantiu que Santiago terá sim um curso de Medicina e foi altamente ovacionado. Segundo, em seu discurso pediu para o secretário municipal de saúde, Dr. Éldrio Machado, realmente entrar para a política, no foi também foi altamente aplaudido e até o senador Heinze apoiou a ideia, eis que é o maior líder gaúcho do PP.
Na minha opinião, praticamente sacralizou-se a chapa Marcelo Gorski e Éldrio Machado (foto), como prefeito e vice-prefeito de Santiago. São minhas anotações e passei a crer que a faculdade de medicina para Santiago não é mais um sonho distante.
Por fim, o ponto marcante do evento foi a ausência da secretária de educação, Mara Rebelo, que, convidada, deixou de prestigiar o evento e nem mandou representante. Com certeza, estava noutro evento mais importante.
Ouso conjeturar que o PP está com as bases prontas para a sucessão. E Éldrio Machado está mais consolidado do que nunca, assim como Marcelo Gorski.