Barbosinha, a morte do juiz que foi delegado de polícia em Santiago

Sharing is caring!

 

Faleceu, hoje, de câncer, o ex-juiz de Direito e ex-prefeito de Sapucaia do Sul, Luiz Francisco Correia Barbosa.

Acompanhei os momentos angustiantes de sua vida, a expulsão da AJURIS, acompanhei sua eleição para prefeito de Sapucaia. Por intermédio do Pernambuco, que era do PSB e do Movimento Negro … e da Rosi (sua ex-esposa) ficamos amigos e trocávamos muitas confidências.

Ser humano raro, bom papo e sempre com suas longas histórias.

O que poucos sabem é que Barbosinha foi delegado de polícia em Santiago, em plena ditadura militar. Isso, antes de ser juiz.

Para fazer jus a sua fama, envolveu-se numa polêmica quando o “Jeep” do General foi convidá-lo para depor. Barbosa pegou o motorista, um sargento, e jogou sua cabeça contra o aro do estepe do pneu, ao lado de fora da viatura,

Assim como fez com a alta cúpula do poder judiciário do Estado, mandou os militares tomar naquele lugar. Ninguém sabia o que fazer: como prender o delegado da cidade?

Barbosinha era indomável. Um gigante e ao seu modo, escreveu os capítulos da história de sua vida.

Tive a honra de desfrutar de sua amizade. Dócil, amável, ninguém sabia bem o que se escondia por trás daquele coração.

Ao defender Roberto Jeferson, no petrolão, já como advogado do PTB,  tentou envolver Lula num impeachment. Só não foi exitoso porque o próprio Jeferson culpava Zé Dirceu e acreditava na inocência de Lula. Sua grande sacada não foi compreendida.

Quando era prefeito de Sapucaia do Sul, pelo PTB, sempre, por volta das 8 da noite, eu sentava e conversava longamente com ele. A Rosi foi-se antes, também tragada pela doença. Hoje, infelizmente, escrevo um pouco sobre o coração de grande amigo e um homem muito honrado. Sua alma, certamente está com Deus. É raro um juiz com a visão humanista como ele tinha.

Comentar no Facebook