Sou pai de uma menina, fruto das novas gerações

Sharing is caring!

Nina está comigo. Veio passar a virada de ano e passa alguns dias de férias.

Na noite passada, disse-me que estava com vontade de tomar um sorvete.

Depois do sorvete, pediu-me para caminhar. E fizemos um longo trajeto a pé. Num certo local, paramos. Ela senta e começa a conversar.

Conta-me que ganhou a roupa camuflada do avô. Pondero que a roupa é militar. Ela salta na frente, corta minhas palavras e emenda: – eu sei, é de gado.

Tento voltar no tempo. Procuro as lembranças quando eu tinha 10 anos.

Nina despeja política. Seus assuntos preferidos são: Bolsonaro, Trump, racismo, homofobia, casamento gay, bíblia e por aí vai.

Com idade dela, eu era diferente. Gostava de história, geografia, mas não tinha esse nível de politização. Sinceramente, não sei de onde ela tira tanta coisa.

Sentada num banco de rua, ela me diz que não acredita em profecias … e tenta se justificar. Depois emenda sobre a Bíblia, que segundo ela, foi escrita por “homens e que eles botaram ali o que eles pensavam”. Noto que minha filha está na beira do ateísmo.

Nina é uma criança. Criada e educada numa escola confessional. Mas acha os evangélicos “direitosos”. O próprio avó dela é “gado”. A avó é “nossa”, alusão sempre a Dilma.

Tento entender minha filhinha. Mas logo ela fulmina: “não acredito nem em ti e nem na mãe”. Eu digo que ela pensa tal e qual a esquerda. Ela me diz que não é … “sou apenas pelas coisas certas”. Questiono: – então tens o monopólio da Verdade? Verdade é só o que tu pensas.

Explico para ela que não existem Verdade absolutas. Que tudo é relativo. Ela concorda.

Implicada com minha vida, se eu tiver que arrumar uma outra mulher ” que seja uma velha kkk”. Eu sou “feio e velho”. Explico que sou pobre e que a fulana de tal gosta de mim pelo que eu sou e não por estética e nem por dinheiro … mas ela tem sempre um bom argumento: “ela é louca”.

Comigo, ela é altamente conservadora e direitista. Uma contradição bárbara.

Minha filha é cruel. Mas diz ser “sincera”. Mocinha, fez uma dieta por conta, fechou a boca, está magra, esbelta. Admirei-me de sua força de vontade. Não é fácil uma criança fazer dieta.

Nunca tinha conversado tanto com ela. Explico que acredito em Deus, que oro por ela todas as noites e que passo pedindo proteção divina para a vida dela.

Mas um assunto puxa outro. Nina acha que ser mulher é horrível por causa de menstruação. E formula um argumento em cima do outro. É uma metralhadora giratória de argumentos.

Em suma, assim é minha filha. Apaixonada pelas redes sociais, apontou-me todos os contras que tem com Felipe Neto, mas o assiste sempre.

Depois do passeio. A casa.

Dorme ao meu lado.

Passa o tempo.

Madrugada, acorda com frio. Já dormia com um cobertor, mas a noite é muito fria mesmo. Aí vira criança, encolhida, coloco mais um acolchoado, coço sua cabecinha e ela dorme profundamente.

Hoje é domingo, prometi um passei de pedalinho no Lago Negro.

Ela terá mais tempo para conversar comigo.

Aguardo pelas surpresas.

Enfim, sou pai de uma menina, fruto das novas gerações. Tento compreendê-la. Creio que todos os pais passam por isso. Também não quero sujeição pensamento. Gosto dela ser livre…aos poucos vai encontrando um caminho, um rumo … O irmão Marcelo Brum diz que ela vai ser cantora gospel. O homem hora fala, hora profetiza. Torço para que seja profecia.

Gibran não me sai da cabeça:

“Vossos filhos não são vossos filhos.
São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
Vêm através de vós, mas não de vós.
E embora vivam convosco, não vos pertencem.
Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos,
Porque eles têm seus próprios pensamentos.
Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas;
Pois suas almas moram na mansão do amanhã,
Que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.
Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis fazê-los como vós,
Porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.
Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.
O arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força
Para que suas flechas se projetem, rápidas e para longe.
Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria:
Pois assim como ele ama a flecha que voa,
Ama também o arco que permanece estável”.

Poderia ser cálido?

Comentar no Facebook