Os erros e os acertos santiaguenses do final de semana

Sharing is caring!

O dia de ontem foi muito agitado em Santiago, especialmente pela política.

O PP – extraoficialmente – lançou o nome de Ruivo como pré-candidato a deputado estadual.

Um excelente nome, sério, estudioso, aplicado, honestíssimo e merecedor de toda nossa gratidão por sua disponibilidade em contribuir com o debate.

Por outro lado, achei monumental o erro do PL em fazer essa reunião de direita aberta, especialmente com o PP. Deram a salvação para o PP, que nas pesquisas, eu leio todas, o PP não passa dos 2%.

Zuco é um nome forte, sem a menor sombra de dúvida, não sem razão lidera as Pesquisas em vários institutos.

Entretanto, essa dupla com a deputada COVATI foi muito antecipada, prematura, atraiu para Zuco essa conhecida legião de mamadores do PP e isso pode ser até fatal, especialmente porque podem gerar o parto prematuro do PT/PDT, com o casório da Juliana Brizola com Preto ou qualquer outro nome do PT. A diferença de Zuco para Juliana é muito pequena e o PT já demostrou que tem um quadro cristalizado na faixa dos 20% do eleitorado gaúcho. Se for costurado o acordo PT/PDT podem até matar Zuco no primeiro turno, eis que Juliana tem quase 30% do eleitorado gaúcho.

O que o PL não poderia fazer, aglutinando o PP nesse momento, foi feito com muita antecedência e isso vai levar trabalhistas e petistas também forçarem um acordo.

Por outro lado, essa janta do PL, no CTG os Tropeiros, foi fatal contra Magdiel, pois agora ninguém mais acredita que o PL seja oposição ao PP e já surgiram as narrativas, pagas evidentemente, propondo o esquecimento do que fizeram com GILDO. Assombroso o tamanho do erro. Se o PP estivesse preocupado com Magdiel não teria lançado seu nome de Ruivo ainda no domingo de ontem, na verdade, apenas usaram o PL e deram um chute bem dado nos liberais.

A ampla simpatia do povo com Magdiel sempre teve a ver com a revolta com o que GILDO sofreu com a bancada do PP. Com a atitude tresloucada e desvairada de unir a Direita e fingir uma coisa que ainda nem existe, tudo voltou-se contra o PL e contra Magdiel, pois ele sepultou o espectro oposicionista que o PL tinha. Pari passu ressuscitaram os mortos do PP e jogaram todo o espectro pepista na candidatura de Zuco.

Só quem não escutou as narrativas pepistas da tarde desse domingo é que ainda se ilude, Zuco já é o candidato do PP, Bianchini e Magdiel foram engolidos nesse erro tático e estratégico dessa construção discursiva altamente equivocada.

Quem ainda vai sustentar que existe oposição no PL de Santiago? E para refazer esse erro monumental muita coisa ainda vai rolar.

Foto: Gustavo Vara

E não se pode subestimar a força de Eduardo Leite e sua companheira Paula Mascarenhas (foto), que deve se filiar ao PSD, e é um nome muito forte ao governo do Estado, e Leite já ensaiou apoio a Tarcísio e não terá como negar apoio a Zuco. Não sem razão Eduardo Leite lidera, em todas as pesquisas, o primeiro lugar ao senado, embora ainda nem saibamos seus próximos passos. A professora Paula Mascarenhas é muito hábil, simpática, muito bem formada, ainda jovem e muito mais fácil de ser comercializada como vice de Zuco, e tem um currículo admirável para políticos gaúchos, sendo formada em Letras/francês pela federal de Pelotas, Mestra pela federal de Pelotas e Doutora em Letras pela UFRGS.

Já a candidata do PP tem 62 anos e não tem ensino superior, embora isso não queira dizer mais nada.

Eu acho que tudo, em Santiago, foi muito cedo e muito precipitado, especialmente com essa aliança com o PP sem ouvir o governador Eduardo Leite. A discussão precisa ser melhor aprofundada. Leite, sem o PP, lidera a corrida ao senado em todas as hipóteses, portanto, é um nome forte e respeitável e lançar nomes sem ouvi-lo, mesmo sabendo que ele tem seu nome, de PAULA, é muita temeridade.

Por tudo, eu concluo dizendo que tudo foi feito errado em Santiago, E o que é pior, ainda podem unir PDT e PT contra Zuco, é só alguém saber costurar bem, embora as vaidades sejam enormes.

Sou apenas um anotador e meu voto é bem conhecido.

 

Comentar no Facebook