Passo o domingo de Páscoa , mais uma vez, longe de minha filhinha. Saudades é só o que me marca hoje estou com apenas alimentando-me de peixes.
Não participo de nenhum ritual religioso. Hoje, sou mais ateu que dantes. Ainda não tenho claro quem sou no campo teológico. Aproveito para mandar um forte abraço ao Dr. Davi Damian, que estranhamente era amigo de minha irmã, a Alzira Damian. antes de mim. Gosto muito dos meus diálogos com o Davi, pois é um moço muito inteligente, sagaz e concluindo, com brilho, seu Doutorado na UFRGS.
Eu gosto muito do Davi pela riqueza e profundidade dos nossos diálogos, é uma pessoa finíssima e estudiosa. Emendamos os assuntos universais com a nossa aldeia, dentro da máxima deTolstói, que foi quem eu resgatei para descrever meus livros, simples, mas marcantes com a presença em Santiago. Passei para Davi a extensão das manipulações que nos defrontamos com a psico. Ele é um raro observador e bom anotador de todas as subjetividades.
Hoje firmamos o compromisso pelo não novos golpes militares. A data é propícia para as lembranças. Lamento que todos os bolsonaristas sejam co-partícipes dessa tentativa de volta ao passado e violação do Estado democrático de Direito.
Sem querer, detive-me a observar uma foto sobre Nova Esperança do Sul. É uma foto do pessoal de direita e o que identifiquei na foto, mesmo sem querer, é o tamanho da implosão que o médico Segatto vai promover no PDT e ainda fortíssimo candidato a prefeito. O entrelaçamento de familiares é algo bem conhecido de nós, velhos sociólogos. sobre um certo lugar e em NES é nítido isso. Não sei como estão as costuras municipais e ainda é muito cedo para tais, mas é muito provável que o PL desbanque o PDT local devido o peso e a ampla aceitação do médico Segatto.
Aqui em Santiago, lamentei a retirada da candidatura do advogado Júlio Garcia, amigo desde 1978 e ainda essa semana lembrei ao Júlio, num áúdio, de um encontro nosso com o radialista Carlo Antônio, da nossa histórica Rádio Santiago, Lembro-me que o Júlio levantou para o Carlo Antônio a proposta de criação do PT, que veio a acontecer em 1980. Também lembrei ao Professor João Érico, quando a candidatura de NELSON JOBIM apareceu aqui em Santiago e foi entusiastamente abraçadada por um setor jovem do MDB que não tinha ligação com o meio jurídico e também pelo Adilson Lima, que acabaria tornando-se advogado anos depois.
Aqui em Santiago ao que tudo indica teremos um confronto entre Marcelo Brum e Piru Gorski. Essa semana, na cafeteria com Davi Damian, ele perguntou-me sobre as chances de eleição de Tiago Gorski. Falei-lhe fracamente o que eu penso, que o Tiago é muito bem formado, só não sei qual sua estratégia para romper o furo fora da grande Santiago. A tática eleitoral de Tiago que conhecemos é restrita a Santiago e ele deve estar dando uma de Chicão, que estudava e mapeava tudo. Como Tiago não concede entrevista e a imprensa é domesticada, e não lhe pergunta nada, sequer sabamos como pretende semear sua candidaturafora de Santiago. Chicão teve a clara intenção de não se fazer passar por fronteiriçõ e foi vender sua candidatura em Santa Maria e grande Santa Maria, região de Bento Gonvalves/Caxias e região metropolitana de POA. Sem querer, quero crer, Chicão acertou na mosca. Também nada sei sobre como Marcelo Brum pretende semear sua candidatura, mas se o entendo um pouco, deverá ser tudo com mais fé e menos política. Vai, mais um vez, apostar suas fichas em Deus e vamos aguardar para ver se aconteceo milagre diante de Piru Gorski. Estou tão por fora de Santago que, honestamente, nem sei qual é a religião do nosso vice-prefeito.
Fui convidado para trabalhar, na campanha eleitoral, com um grupo midiático/gospel de POA, mas a idéia de sair de Santiago é pouco alimentadora. É muito cedo para quaisquer tentativas midiáticas antes do tempo e não penso nenhum pouco em sair de Santiago. Só sairia de Santiago por um motivo fortemente revolucionário e popular. E creio que vou morrer sem ver nenhuma revolução. É melhor deixar as coisas fluírem. Com o PT e sua vocação de administrar bem o capitalismo e o neoliberalismo, também estão seguros todos os movimentos sociais mais à esquerda, mesmo os mais incendiários.
Boa Páscoa a todos, boas festas e bons almoços.