A chuva de mísseis e drones iranianos sobre Israel, ontem, na minha modesta opinião, foi um fracasso sem precedentes, Quem viu o estardalhaço iraniano e aliados nas redes sociais certamente foi dormir frustrado.
A tática de jogar mísseis e drones sobre a população civil e desprezar alvos militares de Israel, certamente ampliou ampliou a confusão.
É provável que o fiasco iraniano tenha sido manipulável, mas e se não foi? Afinal, ninguém acredita que os militares iranianos não tenham previsto a ação do escudo israelense antimísseis, a Seta, Domo de Ferro, Estilingue de David, Viga de Ferro e Patriota. Pelo sim, pelo não, as redes sociais estão incendiárias. O povo evangélico está ensandecido, todos falam em Gogue e Magogue e todos insistem em profecias bíblicas e apocalípticas. Esses cenários servem muito para a divulgação do medo e os religiosos são especialistas em semear o medo nas pessoas. Falam em terceira guerra mundial e que estão descortinados os selos de apocalipse.
Curiosamente, o que assistimos foi um fiasco diante da potencial ameaça persa.
Reafirmo que tal tática persa possa ser apenas um ensaio provocativo e que o forte arsenal ainda nem foi tocado, é plenamente possível. Mas que o mundo inteiro ficou sem entender as fortes provocações do Irã e o fracassado ataque a Israel.
Hoje, só o que se debate é a reação israelense, se vai acontecer mesmo ou se ficará o dito pelo não dito. É evidente que para os planos de Benjamin Netanyahu e dos EEUU a reação israelense é necessária.
Ainda é cedo que sabermos se haverá retaliação ou não. É muito provável que ambos os lados estejam escondendo o jogo e quem quiser mentir, que se atreva a fazer especulações.