ONGs de evangelização e o script da direita nacional

Sharing is caring!

Um dos pontos mais fracos do grupo pró-Bolsonaro na gestão do país foi a falta de humanismo no trato com as pessoas excluídas, onde incluem-se os quilombolas, índios, drogaditos e outras minorias.

Sempre notei, de forma bem acentuada, essa ausência de visão e esse foi um dos grandes erros da direita brasileira que sempre elaborou políticas públicas para os ricos e sempre relegou a um plano de esquecimento os setores mais pobres e mais fracos.

Os yanomamis sempre foram objeto de grande contradição no país. Mas, enfim, constituem uma nação originária e o erro de avaliação do general Heleno, que incentivou o garimpo das terras indígenas, foi um erro histórico sem precedentes.

É óbvio que o garimpo envenenaria as águas, massacraria os povos e tudo partia para o extermínio, constituindo-se em genocídio.

As fotos são chocantes da situação de mulheres e crianças completamente aniquiladas. Eu sempre digo que cada caso é um caso e que cada caso merece um tratamento diferenciado. Eu achei altamente elogiável a atitude do presidente Lula e do ministro Dino no tocante aos Yanomamis, embora minhas discordâncias explícitas com o governo em muitos pontos.

Agora, quem via a crítica da direita brasileira sobre as ONGs na Amazônia sequer sabiam a extensão do absurdo perpetrado por ONGs evangélicas, que, desrespeitando os ritos e cultos dos povos indígenas, enfiavam o evangelho protestante neopentecostal goela abaixo nos índios, numa falta de sensibilidade total e fomentados por milhões de reais de dinheiro público.

Na noite passada, no portal do José, um dos sites de esquerda que eu sempre assisto, observei atentamente um vídeo sobre as ONGs evangélicas. Uma delas, levou quase 900 milhões.

Confesso que desconhecia a existência dessas ONGs evangélicas e fiquei chocado com as imagens. É uma falta de respeito completo com a dignidade dos povos indígenas.

Entretanto, apenas reforcei o entendimento que eu sempre tive da direita nacional: estupidez sem precedentes quando envolvem-se os fracos, pobres e açoitados.

E pelo que se nota, vão continuar cometendo os mesmos erros de avaliações, subestimando etnias, permitindo o massacre contra os mais pobres e mais fracos. É o script de direita nacional? É. E nisso vão levar de goleada sempre da esquerda nacional. Nisso eu sempre entendi que a esquerda tem mais sensibilidade e sabe encarar melhor esses dramas dos excluidos de forma mais lúcida e mais sensível.

Comentar no Facebook