O trabalhismo, um jantar e História dos Burmann(s)

Sharing is caring!

Eu deitei cedo para descansar. Dei uma dormida. Depois, reuni-me com os trabalhistas de Unistalda, liderados pelo Jorge Saraiva e fomos até a Piscina Tênis Clube participar da recepção ao reitor da UFSM, Paulo Burmann.

Na verdade, eu fui convidado pelo Presidente trabalhista, Márcio Bitencourt, e também pelo amigo Mauro Burmann.

O evento foi surpreendentemente grande, peso na representatividade e lideranças de toda a região. Estava também o deputado estadual Gerson Burmann. De Santiago, anfitrião Paulo Rosado, com sua tradicional fineza. Mauro Burmann(foto), Márcio Bitencourt(foto), o ancestral Alceu Nicola,  que agora voltou-se as atividades partidárias e deu um brilho especial ao evento, assim como o vereador Montano Borges e muitos candidatos a vereadores trabalhistas do último pleito.

Delegações de vereadores de São Francisco de Assis, Buiu; e, de Nova Esperança do Sul, Cristiano Brasil. Prefeito Gelson Soares, do Itacurubi, vereador Cadó de São Borja. Trabalhista não declarado, Guilherme Bonotto Behr prestigiou o evento.

Lideranças sindicais presentes, muitos professores e o Presidente do núcleo do CEPERS, Professor Leandro.

O ambiente estava muito amigável, os trabalhistas são exemplares na organização interpessoal. Muita valorização dos cabelos brancos, com suas esposas, o que reflete bem o lado conservador.

Bastante gente do PT, como o ex-vereador Marion, sempre amável e delicada pessoa, dentre outros.

Os discursos um tanto incendiários e a defesa de estatais na pauta. Muitos falam em defesa da Petrobrás e contra as privatizações. Montano deu um show ao violão e com um gaiteiro tornou a janta muito agradável.

No cardápio, um excelente arroz carreteiro, com uma  feijoada nota mil, farrofa, salada e pão. Não sei quem eram os cozinheiros.

O ponto alto da noite e mais esperado foi o discurso do reitor da UFSM, Paulo Burmann. Lembrou suas raízes interioranas, contou que conheceu luz elétrica aos 10 anos, contou sobre seu pai, que foi colono e tornou-se Prefeito de Catuípe. Família de esquerda e com tradição de resistência à ditadura militar.

Deputado Gerson Burmann, Paulo Rosado, Mauro Burmann, Paulo Burmann, Márcio Bitencourt e Cadó
Deputado Gerson Burmann, Paulo Rosado, Mauro Burmann, Paulo Burmann, Márcio Bitencourt e Cadó.

Com seu nome lembrado para concorrer ao governo do Estado pelo PDT, Paulo Burmann sentiu-se muito emocionado e ganhou amplos aplausos pelo seu discurso, eivado de riquezas e detalhes históricos.

Ademais, deu destaque a sua gestão a frente da UFSM e – em conversa pessoal – contou-me que sua esposa o acompanha em todos os eventos. É claro, ela estava lá, ao lado de várias outras esposas de lideranças trabalhistas.

Curiosidade, para mim, foi saber que ele lia meu blog e me disse, na frente de Mauro Burmann e Jorge Saraiva, presidente do Sindicato dos Municipários de Unistalda, que acompanhava as histórias locais pelo meu blog.

Diria que foi um evento raro, ainda mais se falando que tudo visava debater organização da educação, numa noite de sexta-feira, 13. Darcy Ribeiro,  Leonel Brizola e as brizoletas em foco.

Momentos raros que nossa cidade poderia usufruir melhor. Da imprensa de Santiago, o blog Nova Pauta/Jornal Expresso Ilustrado.

Esse é o lado bom das eleições. Sentado a minha frente, em direção ao palco, uma menininha e seu namorado, de 14 anos, 13 … sei lá, bem novinhos, mas notei que os dois ficaram muito ligados no discurso do Reitor. Ela e ele me encheram de orgulho. São raros, como raridade eram todos lá dentro e o exemplo raro do jantar.

 

 

Comentar no Facebook