Questões do ENEM

Sharing is caring!

Estou bastante ligado nas questões do ENEM, embora minha filha tenha ,apenas 11 anos. Ela que nasceu eu junho de 2010, termina o 5º ano do ensino fundamental esse ano.

Mas fiquei impressionado com as provas do EMEN. Adotaram uma posição de esquerda, bem além da Dilma. Ao meterem questões sobre NIETZCHSE e sua obra ANTI-CRISTO foram além, agudizaram. Mas, de um modo em geral, todo o processo de elaboração das questões seguiu vivamente a cartilha marxista.

A rigor, não estranhei o conteúdo, mas fiquei muito pensativo sobre o governo federal. Mal acredito que o Ministro da Educação não tenha lido as questões antes. Mas, mal se sabe.  O exame foi marcado por uma banca demissionária, que segundo se sabe, não aceitou a linha à esquerda adotada .

Assisti o professor Paulo Giraldelli, o maior nome em filosofia do país, comentar as questões junto com sua esposa, que é médica. Paulo Giraldeldelli largou um vídeo dizendo que trolaram Bolsonaro e que foi o ENEM mais à esquerda desde que o processo seletivo existe.

Embora as questões fossem fáceis, o pegou todo mundo de surpresa, foi a complexidade e alto nível exigido de conhecimento sobre Engels, parceiro preferido de Marx, e conhecimento de dialética, materialismo histórico, contradição.

Duvido que cabeças não rolem.

É cedo ainda para avaliar, mas o exame pegou a opinião pública no Brasil despreparada. Custo a crer que fosse uma questão de caso pensado. Parece-me mais armação e aí revela a falta de controle do MEC sobre o saber e o conhecimento produzido no país.

Espero as cenas dos próximos capítulos.

Comentar no Facebook