Uma policial santiaguense que presta serviços em Gramado. Vamos conhecê-la nessa entrevista, a primeira do ano de 2021.

Sharing is caring!

Policial militar Cristiane
  1. Policial Cristiane, a Senhora é santiaguense e a encontramos aqui em Gramado. Conte para os nossos leitores, sua origem em Santiago, seus pais, sua família, onde a Senhora estudou, onde passou sua infância?

Eu sou Cristiane Cardoso Machado, nasci em Santiago, no dia 03 de abril de 1982. Filha do Policial Militar Fermino Soares Machado e Maria Cardoso, tenho dois irmãos e uma irmã. Iniciei o ensino fundamental na Escola Cândido Genro, concluindo o médio na Escola Cristovão Pereira.


Tive uma infância simples, naquela época não existia malícia, distinções de classes sociais, éramos crianças, somente crianças!
Comecei a trabalhar aos 17 anos como vendedora. No ano de 2000 iniciei o curso de Letras na Uri, onde me formei no ano de 2005. Posterior conclui a Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional.

2 – Como surgiu a ideia de ser policial, sonho de criança, vocação, vontade de servir?

Praticamente cresci dentro da Instituição (BM), participei do Pelotão Mirim, que era formado pelos filhos de policiais do 5° Regimento de Polícia Montada (5° RPMon).


Sempre admirei a carreira e em 2005 fui aprovado no concurso da Brigada Militar, para minha felicidade e orgulho de meu pai. Minha mãe sempre teve um pouco de resistência por considerar a profissão muito perigosa.

3 – Como é ser policial militar em Gramado, uma cidade bastante singularizada, apontada pela mídia especializada como a segunda melhor cidade do Brasil, a melhor do Rio Grande do Sul, segundo o site TripAdvisor, na famosa lista Traveler´s Choice?

Gramado é uma cidade encantadora pelas suas belezas naturais, atrativos turísticos e segurança. Trabalhar aqui é excelente, a comunidade reconhece e valoriza a presença do policial, confiam no nosso trabalho e a presença atuante, produz maior sensação de segurança aos turistas que passeiam com tranquilidade pela cidade.

4 – É possível explicar para os leigos, de onde vem tanta segurança e como os turistas gozam desse conforto na cidade? A atividade policial é diferenciada?

Em Gramado desenvolvemos um trabalho especial, analisamos todos os riscos que o turista pode vir a ter durante sua estada na cidade, sem nunca esquecer da nossa comunidade local. Importante destacar o trabalho de cada Policial Militar que se sente inserido na comunidade, trazendo para si a questão da segurança, buscando o melhor para sua família, que vive no município, e desta forma o melhor para todos, visitantes e moradores.


O patrulhamento é intenso, existe câmeras de monitoramento que nos auxiliam na prevenção de pequenos delitos. Durante o Natal Luz a cidade recebe reforço no policiamento, oriundos de outras unidades.

5 – Na sua avaliação, o fenômeno do COVID, afetou a atividade policial? E onde?

Fizemos parte do serviço essencial como os profissionais da saúde, entre outros. Nós policiais estamos nas ruas diuturnamente não só para garantir a segurança, mas para fazer valer as medidas governamentais.


Por conta da pandemia nosso dia a dia mudou, foi necessário se adaptar a um novo aparato de proteção além do armamento e colete: luvas, máscaras, álcool em gel, itens que minimizam a contaminação em meio a uma abordagem.

6 – Existe criminalidade identificável em Gramado ou é fato circunstancial?

Esse tipo de pergunta é bastante complicado de responder de forma superficial. Existem fatos que são comuns como em qualquer outra cidade do Estado, porém os índices criminais, tanto do município como da região, são menores que em outros locais e, tanto que há muitos anos, a região é considerada como um dos roteiros turísticos mais seguro do País.

7 – E sua família aqui na região … há quanto tempo a senhora está atuando do policiamento aqui em Gramado?

Atualmente resido em Nova Petrópolis com minha família, onde trabalhei no policiamento ostensivo por 11 anos. Em setembro deste ano recebi o convite do Comandante do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT) para trabalhar em Gramado na seção de treinamento, projetos sociais e operações.

8 – Suas considerações finais, sua saudação ao povo de sua Terra, sinta-se livre para sua expressão.

Agradeço pela atenção dedicada a mim e a Corporação!

Um grande abraço aos familiares e amigos Santiaguense, boas festas, e que o Ano Novo seja diferente, com vitórias, alegrias e que consigamos superar essas adversidades que 2020 trouxe.

Comentar no Facebook