Cursos gratuitos de Harvard e outras instituições de ponta que você pode fazer sem sair de casa

Sharing is caring!

GUSTAVO SUMARES

Não poder sair de casa não significa que você não pode mais estudar. Pelo contrário: há uma série de cursos online gratuitos de Harvard e de outras universidades de ponta — como Yale, Princeton e MIT — disponíveis na internet. Eles podem ser feitos a qualquer momento, contanto que você tenha um computador e uma conexão com a rede.

Cursos online gratuitos de Harvard

Os cursos estão disponíveis na plataforma HarvardX, uma seção do site edX dedicada às disciplinas da instituição estadunidense. No total, há mais de 100 cursos online gratuitos de Harvard disponíveis na plataforma. Por meio deste link, você consegue ver todos os cursos que estão disponíveis.

Leia também: Designing Your Career: curso online e gratuito de Stanford ajuda a montar plano de carreira

Em todos os casos, os cursos podem ser realizados gratuitamente. Em alguns deles, no entanto, o estudante que concluir o curso pode pagar uma taxa para receber um certificado de conclusão da universidade.

O que é o HarvardX?

O HarvardX é uma iniciativa da Universidade Harvard voltada para a criação de experiências de aprendizado online. Ela foi lançada juntamente com a edX, uma organização sem fins lucrativos fundada pela Harvard e pelo MIT. A ideia dela não é só criar cursos online para a universidade, mas disponibilizar esse conhecimento para o mundo todo.

Por isso, via de regra, é possível realizar os cursos online gratuitos de Harvard, pela plataforma HarvardX, pagando apenas se você quiser receber o certificado. Caso o aluno não queira ou não possa fazer esse pagamento, ele ainda assim pode acessar aquele conhecimento.

Clique aqui e confira a lista de cursos online gratuitos de Harvard disponívels no HarvardX

Como fazer os cursos de Harvard

A grande maioria dos cursos oferecidos na plataforma é “self-paced” — ou seja, eles podem ser feitos no ritmo em que o estudante preferir. Alguns, no entanto, têm datas específicas de início e término, e exigem um acompanhamento do estudante em determinadas horas e dias.

Na página de cada um dos cursos, é possível ver uma breve descrição do conteúdo oferecido. Do lado direito, também há informações como uma estimativa de duração do curso (ela estima quantas horas de dedicação por semana o curso exige, e quantas semanas o curso deve durar caso o estudante siga o ritmo recomendado).

Comentar no Facebook