Rebelião de governadores escancara isolamento de Bolsonaro na crise Até Ronaldo Caiado, aliado do presidente, avisou que vai, sim, fechar Goiás por causa do coronavírus

Sharing is caring!

REVISTA VEJA

Jair Bolsonaro que se prepare: uma onda de ações de governadores deixará evidente nos próximos dias que o presidente já não apita sobre a gestão da crise do coronavírus no país.

A rebelião de governadores começou no grupo de WhatsApp dos mandatários e ganhou as manchetes com João Doria anunciando medidas neste sábado que ignoram a caneta de Bolsonaro. Pior. Doria não está sozinho. Os estados do Sul e seus vizinhos no Sudeste vão seguir o mesmo caminho.

“Como governador de estado, gostaria de ter um presidente que liderasse o país em uma crise como esta. Fico triste, enquanto cidadão. É triste que não tenhamos uma liderança capaz de liderar a sua equipe e acalmar os brasileiros”, disse Doria.

Governador do Pará, Helder Barbalho também foi duro no recado ao presidente. “Não temos nada contra o governo federal. Não queremos agir contra o governo federal. Agora, não vamos ficar esperando o governo agir. Não vou pedir licença para presidente, para ministro, para ninguém, para proteger os paraenses”, avisou Barbalho para, na sequência, tocar o dedo na ferida. “Não vou ficar esperando que eles decidam o que vão fazer enquanto as coisas estão acontecendo. Preciso proteger o povo do Pará. A sociedade não pode ficar à mercê da falta de informação e de procedimento dos seus líderes.”

Enquanto segue relativizando a gravidade do coronavírus, Bolsonaro será deixado de lado até pelos aliados. Ronaldo Caiado, notoriamente o mais próximo de Bolsonaro dos governadores, foi à afiliada da Globo em Goiânia avisar que vai ignorar o presidente.

Goiás, como Caiado determinou, vai fechar suas portas pelas estradas e aeroportos. “Não estamos desrespeitando a decisão do presidente. A Constituição é bem clara ao nos assegurar as ferramentas legislativas”, disse Caiado ao ser questionado se não estaria desrespeitando Bolsonaro.

O presidente, como o Radar já mostrou, decidiu buscar o confronto com os governadores, em especial Wilson Witzel, do Rio, e Doria, de São Paulo. Suas críticas aos adversários, no entanto, respingaram nos governadores de modo geral, o que fez o presidente ficar ainda mais isolado.

Para agravar a situação, o presidente foi nesta noite para a TV, em entrevista à CNN, acusar os governadores de fazerem  terrorismo com a população. A crítica foi disparada a Doria — chamado até de lunático — e Witzel — sequer nominado –, mas, como os outros governadores estão adotando as mesmas medidas do Rio e São Paulo, serviu para todos.

Com o país caminhando para uma crise semelhante ao desastre na Itália, com o ministro da Saúde anunciando na TV o colapso do sistema para abril, tudo que o país não precisava era de uma briga de rua entre o presidente e os chefes dos maiores e mais populosos estados do país. Mas o quadro, pelo visto, é irreversível.

O isolamento de Bolsonaro fica ainda mais evidente quando se constata que a própria população, que bate panelas contra o Planalto há cinco dias, apoia as medidas dos governadores e vem seguindo o clamor pelo isolamento social.PUBLICIDADE

Comentar no Facebook

Deixe um comentário