No que depender dos moradores de duas ruas de Santiago-RS, o inverno dos cães que são cuidados pela comunidade ficará mais aquecido. Sensibilizados com a causa animal e preocupados com o bem-estar dos cães que vivem em locais públicos, os moradores das ruas João Oliveira e Bernardo Zamperetti construíram e instalaram casinhas comunitárias de cachorros (com colchões e cobertas) nas calçadas, as quais receberam o sugestivo nome de “cãodomínio”. Nesses locais, além do abrigo, são alimentados, recebem água, cuidados com a saúde, sendo que tudo limpo pelos moradores e é monitorado por câmeras 24 horas por dia para evitar furtos, destruições e agressões aos animalzinhos.
Essa bela atitude de proporcionar aconchego aos animais, ganhou muita repercussão viralizando nas redes sociais, como, por exemplo, na postagem feita por Dinarte Colpo (https://www.facebook.com/photo/?fbid=3108596696120546&set=a.1652124881767742).
É mais um belo exemplo de amor aos animais, ficando no mesmo nível do trabalho realizado há muitos anos por Jaísa Girelli e pela conhecida senhora Fátima Juçara junto ao grupo SOS Cachorros Perdidos (cães e gatos, link https://www.facebook.com/soscachorros.perdidos).
Cabe lembrar que a Lei Federal sob o nº 9.605/98 estabelece que “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais é crime grave”, prevendo pena de 2 a 5 anos de reclusão e multa, agravada em até 1/3 em caso de morte do animal.
Deixamos essa mensagem bíblica constante em Provérbios 12:10 para reflexão:
“O justo importa-se com a alma do seu animal doméstico, mas as misericórdias dos iníquos são cruéis.”