Embora sem comprovação científica, transmissão por poeira pode acontecer

Sharing is caring!

FOLHA DE SÃO PAULO

O coronavírus pode ser propagado pela poeira? Ao manusear um material que levante poeira, posso ser infectado pelo vírus?

Ainda não há estudos científicos que apontem que a infecção por coronavírus possa ocorrer por meio da poeira ou da poluição em geral, afirma a consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia e professora da Unicamp Raquel Stucchi.

Apesar disso, a recomendação é ter cuidado diante da incerteza. A pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e presidente do Instituto Questão de Ciência, Natália Pasternak, lembra que o vírus pode se propagar pelo ar por até 3 horas sob forma de aerossol, o que compreende partículas líquidas e sólidas, o que incluiria a poeira.

“Quanto mais pesadas as partículas, mais facilmente elas caem e se depositam nas superfícies,
onde as pessoas podem colocar as mãos”, diz, acrescentando que a situação é mais preocupante em ambientes fechados e com muita gente.

A professora do departamento de microbiologia da UFMG Viviane Alves, que produz material informativo sobre o coronavírus nas redes sociais, afirma que, dependendo do tempo que a poeira estiver no chão, havendo partículas respiratórias ali pode, sim, haver risco de infecção.

Pasternak pondera que estudos foram feitos em ambientes os hospitalares, que são muito contaminados, e que não é possível extrapolar que essa contaminação ocorra da mesma forma em ambientes domésticos. Por cautela, ela recomenda dar preferência a panos umedecidos para fazer a limpeza.

Segundo Alves, se os moradores não retiram calçados e roupas ao retornar da rua para o ambiente doméstico, pode haver risco.

“O ideal aí é usar um aspirador de pó ou passar um pano com água sanitária diluída para fazer a limpeza doméstica”, diz, recomendando também o uso da máscara.

No caso de ambientes externos, a microbiologista orienta evitar varrer. “Espaços públicos não devem ser varridos a não ser com uma proteção muito boa, como de uma máscara N95, mas num momento de pandemia não é aconselhável que isso seja feito”, afirma.

Para Stucchi varrer não tem papel na transmissão, mas a infectologista reforça a recomendação de dar preferência a panos úmidos para fazer a limpeza, devido à baixa umidade na região sudeste nesta época do ano, o que aumenta a ocorrência de problemas respiratórios.

O fundamental, finaliza, é manter a higiene das mãos e redobrar a limpeza dos locais em que estiverem pessoas infectadas pelo novo coronavírus. (Géssica Brandino)

Comentar no Facebook